top of page

O Morro dos Ventos Uivantes - resenha

  • Foto do escritor: Kelly Rossi
    Kelly Rossi
  • há 12 minutos
  • 3 min de leitura

Título Original - Wuthering Heights

Autora - Emily Brontë

Nacionalidade - Inglesa

Tradução - Julia Romeu

Editora - Penguin Companhia

Gênero - Romance Gótico

Páginas - 464

Ano - 2021

ISBN - 9788582851425

Classificação - ⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Pego desprevenidamente por uma tempestade, Lockwood, o novo inquilino da Thrushcross Grange, se vê obrigado a procurar abrigo em Wuthering Heighs. Lá, ele descobre uma história cheia de rancor e mistério, acontecida anos antes.

A intensa relação entre Heathcliff e os Earnshaw, a traição e a trama de vingança prendem sua atenção durante sua estadia. Em uma narrativa cada vez mais envolvente, ele é levado a pensar não só no passado, mas também no futuro desses personagens.

A violência da paixão impossível de Catherine e Heathcliff, capaz de atravessar o tempo, não tem falhado em cativar a atenção de leitores apaixonados desde sua publicação."



Uma releitura pode mudar nossa opinião sobre um livro?


Tenho sentimentos muito conflitantes sobre "O Morro dos Ventos Uivantes". Por um lado, uma escrita deslumbrante e uma tessitura textual impecável, por outro, uma história deprimente. Por um lado, os personagens são terríveis e completamente antipáticos, mas, por outro lado, é exatamente isso que faz você querer ler sem parar.


Li esse livro pela primeira vez em 2019, e ainda lembro dos meus sentimentos até hoje. Só isso já mostra como a história é potente e marcante, não temos como negar que a escrita da Emily merece grande destaque entre os clássicos.


A releitura que fiz agora foi especial por ter sido na companhia dos apoiadores do Clube. Lemos, conversamos durante a leitura e ainda concluímos nossa experiência com um encontro icônico de mais de 7 horas com muitas trocas enriquecedoras.


A releitura me proporcionou um outro olhar, como eu já conhecia a história, era como se já tivesse o quadro inteiro pintado em minha mente e durante a leitura eu ia observando atentamente cada pincelada da obra. Eu me permiti ler com um certo distanciamento, isso gerou um aproveitamento maior da minha leitura, consegui observar as pequenas nuances, a organização de toda a escrita e suas sustentações. Emily foi tão genial que mesmo com toda minha consciência de antigos sentimentos, mais uma vez eu me vi irritada e possessa com as atitudes das personagens, mesmo assim eu garanto que foi uma releitura que valeu cada minuto. Não só pela leitura, mas por toda a experiência e as trocas com pessoas tão queridas e importantes para mim.


Antes de escrever esse texto, peguei a minha primeira resenha lá de 2019, minhas impressões não mudaram muito, continuo detestando vários aspectos, principalmente a violência com os mais indefesos. Nada justifica as atitudes horrendas de Heathcliff. A história é soberbamente composta, a atmosfera é propriamente gótica, e não só o Heathcliffi, como todos os personagens não se comportam de acordo com os ideais de leitura atuais nem da época, eles são crus (violência, intriga, palavrões, relacionamentos tóxicos, cegos pela manipulação do amor e do ódio) e são absolutamente repugnantes. Mas nem toda história precisa ser bonita, não é mesmo?


Esse livro sempre vai me deixar dividida por tudo o que ele trata, e acredito que por isso mesmo ele é absolutamente icônico e inesquecível, seu debate não tem fim e com essa releitura eu decidi amar detestá-lo com muito carinho.


Ps.: Ah, Emily... como gostaria que você tivesse vivido mais, você ainda tinha tanto para falar, escrever e nos ensinar...


Você costuma fazer releituras? Já mudou muito de opinião de uma leitura para outra?


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!


Consulte as recompensas e colabore financeiramente com o blog: apoia.se/voandocomlivros


Comentários


RODAPE ARVORES.png

© 2020 Voando com Livros • Todos os direitos reservados

bottom of page