• Kelly Rossi

A fogueira da bruxa - Resenha

Atualizado: Fev 26


Título - A fogueira da bruxa Autora - Barbara Sena Editora - Coerência Gênero - Fantasia Páginas - 276 Local - São Paulo, 2018 ISBN - 9788553270682 Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐💖












Sinopse


"No fim da Idade Média, a Europa foi varrida pelo medo e pelo terror e permitiu que a Santa Inquisição a livrasse de todo o mal que a cercava: as bruxas.

Durante décadas milhões de mulheres foram perseguidas, torturadas e condenadas por crimes que não cometeram e o resultado da ignorância e histeria coletiva foi uma profunda cicatriz na história da humanidade.

No meio do horror que devastava o continente, Allegra Bellini, uma jovem questionadora do interior da Toscana, vê sua vida pacata se transformar, quando no ano de 1492 inquisidores visitam a sua vila e o fogo da purificação dos hereges chega mais perto do que ela jamais havia imaginado. Em certas épocas falar e lutar pelo que se acredita pode ser perigoso e salvar uma vida pode trazer a condenação a outra, à sua própria vida.

Quando o bem lutava para erradicar o mal do mundo e as mulheres eram silenciadas, Allegra ousou questionar quem eram verdadeiramente os bons e os maus. Quem eram os vilões, as vítimas e quem definia isso.

Em "A fogueira da bruxa" você vai descobrir que talvez os livros de História não tenham te contado toda a verdade sobre as bruxas..."



"A fogueira da bruxa" é um livro de tirar o fôlego, envolvente desde a primeira página. Uma mistura de sentimentos me acompanhou durante a leitura. O fato de apresentar críticas contundentes aos acontecimentos de uma época de ignorância só me cativou ainda mais.


A autora tem uma escrita descomplicada que prende o leitor e o faz viver na pele cada acontecimento. E que acontecimentos?!😮


Allegra Bellini é nossa protagonista, uma Girl Power da poha. Não consigo nem expressar o que eu sofri, torci e vibrei com ela no decorrer dessa história.


Além de trabalhar temas como fidelidade, amor, amizade... também trata de assuntos fortes como medos, abandono, tortura, perdas... É um livro que preza pelo conhecimento e aborda a questão da sonoridade com grande maestria. Pontos de extrema importância para qualquer época.


"eu acredito que todo tipo de conhecimento é valioso e pode vir a ser útil em algum momento."

"As mulheres já têm inimigos demais... se permanecermos separadas, competindo e falando mal uma das outras, eles vão conseguir enfraquecer e destruir uma a uma. Mas... se nos unirmos, o mundo pode ser um lugar muito melhor para nós."

Apesar de ser uma ficção, "A fogueira da bruxa" retrata fatos que, infelizmente, aconteceram de verdade. Quantas mulheres sofreram e até perderam a vida nas mãos de homens da Igreja Católica? E tudo pelo poder e para manter um ego inflado... só de pensar me enoja.


"Porque as mulheres são tão perigosas aos olhos da Igreja?"

"A Santa Igreja Católica não é lá muito tolerante com os que pensam diferentemente. Apesar de estudar a bíblia a vida inteira, a maioria deles não entende sequer uma palavra da real mensagem daquele que dizem seguir."

"Mal conseguia controlar a raiva que sentia quando ouvia que mulheres sabem menos simplesmente por serem mulheres."


O desfecho da história é surpreendente, eu não mudaria nada. Entrou para minha lista de favoritos e recomendarei a todos. Deveria ser leitura obrigatória, haha...


Se você ainda não conhece essa história, por favor, corre... leia e venha me contar suas impressões.


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima. 💖📚

4 visualizações

© 2020 Voando com Livros • Todos os direitos reservados • Desenvolvido por Nicolas M Barboza