• Kelly Rossi

Recebido Editora Rua do Sabão


Hoje, 31 de agosto de 2022, eu recebi O guardião de nomes do Leonardo Garzaro. Esse livro é nacional e foi publicado pela editora Rua do Sabão.


Vocês conhecem essa editora? Ainda não? Então clica aqui e conheça o trabalho deles!


O livro tem 432, a diagramação é excelente e as páginas é daquele amarelinho que tanto conforto o leitor na hora da leitura.


Eu fiquei muito curiosa com a premissa da história, mas antes de deixar a sinopse aqui para vocês, vou contar um pouquinho sobre o autor.



"Leonardo Garzaro é escritor e jornalista. Paulista, nascido em 1983, fundou diferentes editoras independentes e editou dezenas de livros. Seu primeiro romance, o infantojuvenil O Sorriso do Leão, teve os direitos vendidos para editoras de seis países, com traduções para o inglês, espanhol, turco e árabe. Alguns de seus contos foram publicados na premiada revista norte-americana Literal Latin Voices."



Sinopse (orelha) - "O barão Álvares Corrêa está exultante por descobrir que a esposa aguarda um sétimo filho, e avalia o melhor nome para a criança, certo de que se trata da última gestação. Senhor de vasta propriedade, faz questão de dar nome a tudo que germina em suas terras: batiza os potros e bezerros, os filhos dos empregados, rearranja os sobrenomes das famílias que se mudam para a região. Com os seis primeiros filhos, não foi diferente. O nome do sétimo filho é a assinatura em sua obra: está decidido a acertar na escolha da palavra e na criação do menino.

A esposa, contudo, tem outros planos. Por conta de um sonho profético, defende que a criança se chame Antônio, que é o mesmo nome de um antigo pretendente, com quem quase se casou. Mês após mês, a gravidez será marcada pela disputa do casal em torno do nome, ele empilhando argumentos, ela resistindo.

Enquanto isso, um comerciante enriquecido, dono de uma rede de botecos, compra um título de nobreza, entra para a política e decide que deve ser chamado de barão Jacomias de Oliveira. Indigna-o, contudo, que os fregueses continuem chamando-o de Pinga Brava. Um sambista talentoso tem certeza de que não é reconhecido por conta do nome de batismo: Joãolenon. E uma noiva decide abandonar o casamento ao descobrir que o futuro marido, que se apresentara como John Diamond, na verdade se chama Claudinei da Silva.

Em O Guardião de Nomes, personagens e narrativas estão intrincados em uma elaborada trama, que tem o ato de nomear como o centro dos acontecimentos. Se tivesse outro nome, uma cidade teria outra história? Seríamos os mesmos, se nosso nome fosse outro? Enquanto nos conduz por essas saborosas histórias, parece que Leonardo Garzaro aponta para uma curiosa inferência: a de que nos tornamos humanos no momento em que demos o primeiro nome."



Gostaram desse recebido? Eu confesso que amei e já começarei a leitura ainda hoje!


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚❤

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo