O Jogador Nº1 - Resenha

Título - O Jogador nº1
Autor - Ernest Cline
Tradução - Carolina Caires Coelho
Editora - Leya
Gênero - Ficção Científica
Páginas - 464
Local - Rio de Janeiro, 2015
ISBN - 978-85-441-0316-6
Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐💖


Sinopse - "Um mundo em jogo, a busca pelo grande prêmio. Você está preparado, Jogador nº1?
O ano é 2045 e a Terra não é mais a mesma. Fome, guerras e desemprego empurraram a humanidade para um estado de apatia nunca antes visto.
Wade Watts é mais um dos que escapam da desanimadora realidade passando horas e horas conectado ao OASIS - uma utopia virtual global que permite aos usuários ser o que quiserem; um lugar onde se pode viver e se apaixonar em qualquer um dos mundos inspirados nos filmes, videogames e cultura pop dos anos 1980.
Mas a possibilidade de existir em outra realidade não é o único atrativo do OASIS; o falecido James Halliday, bilionário e criador do jogo, escondeu em algum lugar desse imenso playground uma série de Easter-Eggs. E premiará com sua enorme fortuna - e poder - aquele que conseguir desvendá-los.
E Wade acabou de encontrar o primeiro deles."

Acho tão difícil escrever sobre um livro quando me apaixono por ele. Acontece com vocês também? Parece que qualquer coisa que escrevo, qualquer resenha que eu faça não será digna o bastante. Mas deixando meu "achismo" de lado, vou tentar passar um pouco das minhas impressões com essa leitura.

Jogador nº1 é uma imersão nostálgica, repleto de referências de filmes, músicas, jogos... sabe aquela sensação  de relembrar ótimos momentos? É assim praticamente o livro todo, a gente lê e suspira com as lembranças. Isso é claro, se você tiver mais de 30 anos (o que não é o meu caso😄 #sqn).

Mas não fique achando que esse livro tem uma idade certa para ler, pelo contrário. Cline usa muitos elementos que atraem os mais novinhos também. Jogos, competições, realidade virtual... uma ficção científica extremamente envolvente.

Logo de início, o estilo da narração descrevendo a locomoção do protagonista me fez sentir como se estivesse dentro de um jogo de videogame.

OASIS é um mundo global virtual fantástico, onde as pessoas conseguem trabalhar, estudar, interagir, ter acesso a todos os filmes, séries e livros de todos os tempos (sonho neh?), sem falar que também podem ser exatamente do jeito que quiser.

Sem dúvida é uma obra regada de tecnologia, mas não é só isso. O Jogador nº1 aborda temas como: diferença de classes sociais, autoestima, amizade, amor, preconceito e empoderamento feminimo. Muita coisa né? Mas te garanto que é tudo tratado de forma sutil e magnífica.

Se você ainda não leu, leia e se surpreenda! Tenho certeza que Jogador nº1 vai te arrancar muitos "wows" e "nossas", assim como aconteceu comigo haha...

"... por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também o único lugar onde se pode encontrar felicidade de verdade."


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 💖📚






Colabore com o blog! apoia.se/voandocomlivros
  






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo - Prisioneiro B-3087

Resumo - Labirinto dos ossos

O mistério do Capiongo - Resenha