Procura-se - Resenha

Título - Procura-se
Autora - Giovanna Vaccaro
Editora - Coerência
Genêro - Romance YA, Sick-Lit
Páginas - 444
Ano - 2018
ISBN - 978-8592572617
Classificação - ⭐⭐⭐
Sinopse - "O tempo que Ariane tem de vida é bem menor do que se imagina. Desde os seis anos, sofre com a doença arterial coronariana, uma deficiência cardíaca genética; rara em pessoas jovens, mas fatal. Mantendo-se com a ajuda de remédios, ela conta com o apoio de seu pai e sua irmã, juntamente com sua melhor amiga. Para agravar a situação, após uma crise de insuficiência cardíaca, ela recebe a notícia de que deverá passar, o mais urgente possível, por um transplante de coração, caso contrário, seus dias estarão por um fio. Porém, ela tem uma nova razão para pulsar: Miles."

💔"Procura-se" conta a história de Ariane, uma jovem de 17 anos que precisa de um novo coração. E não é no sentido figurado, não! Desde criança, ela sofre de uma deficiência cardíaca rara e fatal. Essa adolescente tenta viver sua vida da maneira mais normal possível e pouquíssimas pessoas conhecem seu problema de saúde. A ideia era continuar assim, até que Miles - colega de classe recém-chegado-  presencia e ajuda Ariane no meio de uma das suas crises de coronariana (denominação da doença). 

💔O livro é divido em dois: "Procura-se um coração" e Procura-se um amor". Ambos são narrados em primeira pessoa. O primeiro tem a história contada pela protagonista Ariane, onde fala sobre sua família, sua melhor amiga inseparável, suas aflições e medos, suas esperanças e seu novo amor. O segundo livro, "Procura-se um amor" tem toda a história narrada novamente, mas através dos olhos e sentimentos de Miles. O que acabou ficando um pouco cansativo, apesar de ter algumas lembranças e acontecimentos que ocorreram apenas com o Miles, os diálogos são os mesmos e os pensamentos do protagonista acabam sendo muito parecidos com os da nossa mocinha, Ariane.

💔Quando li o segundo livro, tive a impressão de estar relendo a mesma história. Senti falta de pensamentos mais masculinos para o Miles. De qualquer forma, "aquiesço"😜 que não estraga o encanto da história. A leitura é muito agradável e dinâmica, os capítulos são curtinhos e recheados de citações de séries e músicas. A autora consegue deixar o leitor curioso... não tem como não ficar torcendo por Ariane!

💔O livro aborda questões familiares, valoriza a amizade e o amor ao próximo, trata da importância da determinação e da esperança, além de conscientizar sobre a DAC (doença arterial coronariana) e incentivar a doação de órgãos. 

Leitura feita para o Projeto Eu e as Páginas Livro Viajante.

Você conhece esse livro? Já leu? Vamos conversar, deixe um comentário!


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 📚💖

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo - Prisioneiro B-3087

Resumo - Labirinto dos ossos

O mistério do Capiongo - Resenha