Para todos os garotos que já amei - Resenha

Título - Para todos os garotos que já amei
Autora - Jenny Han
Tradução - Regiane Winarski
Gênero -Romance
Páginas - 320
Editora - Intrínseca
Local - Rio de Janeiro, 2015
ISBN - 978-85-8057-726-6
Classifiação - ⭐⭐⭐⭐⭐

Sinopse - "Quando escrevo, não reprimo nada. Escrevo como se ele nunca fosse ler. Porque não vai mesmo. Cada pensamento secreto, cada observação cuidadosa, todos os sentimentos que guardei dentro de mim, coloco tudo na carta. Quando termino, fecho o envelope, escrevo o endereço e coloco dentro da caixa de chapéu azul-petróleo.
Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. Posso tomar o café da manhã sem me preocupar se ele também gosta de banana com cereal; posso cantar músicas românticas sem estar cantando para ele. Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam."


No último sábado, dia 13 de Julho, participei - junto com minha filha, Amanda - de um encontro do Clube de Leitura de Bragança Paulista que é organizado pela Fabiana do Instagram @entrepaginaslinhas. Foi uma tarde muito agradável, fizemos um piquenique e teve várias comidinhas deliciosas hahaha... o bate papo foi muito proveitoso, além de conversar sobre o livro do mês e sua adaptação nos cinemas, também falamos de nossos gostos literários e cada uma foi se conhecendo melhor. Pegando o tema do livro "Para todos os garotos que já amei", conversamos sobre cartas de amor recebidas e enviadas. Achei super bacana! Claro que falamos sobre comida, porque é impossível ler esse livro e não ficar com vontade de comer os biscoitos amanteigados, brownies e tudo mais que a Lara Jean e suas irmãs fazem na cozinha. 

No final do encontro, a Fabi sorteou um mangá e minha filha foi a premiada! Nem vou aproveitar neh, haha... amei!



Ler um livro e trocar ideias sobre ele é uma experiência incrível. Saber o que a outra pessoa curtiu ou não gostou, quais as sensações e sentimentos que teve, é muito bacana, engrandecedor! Sempre que puderem, façam isso, leiam com outras pessoas e conversem sobre a leitura. É bom demais! Claro que pessoalmente, como foi no Clube do Livro, é sempre melhor. Dá pra ver nas expressões se a pessoa realmente gostou de determinado personagem, o que ela achou da trajetória da história, etc... Mas caso não tenham oportunidade na cidade de vocês, troquem figurinhas com amigos pelo whatsapp, ou pelo direct do instagram... enfim, vale qualquer coisa haha...

A Fabi está de parabéns pela iniciativa, tomara que o Clube do Livro cresça cada vez mais!

Agora chega de enrolação e vamos à resenha.

Lara Jean é uma adolescente que já teve vários amores, mas nunca namorou. Mora com seu pai, Danny, e suas irmãs, Margot e Kitty. Margot é a irmã mais velha e a mais responsável das irmãs Song, mas está de partida para estudar na Escócia.

Antes de partir, Margot termina com o namorado, Josh, o garoto que mora ao lado e praticamente cresceu junto com a família de Lara Jean.

O que ninguém sabe é que Lara Jean tem um segredo, bom... na verdade são cinco! Cinco amores! Cada um em uma época, e para cada um deles Lara Jean escreveu uma carta de amor. Todas estão guardadas na caixa de chapéu azul-petróleo que ela ganhara de sua mãe. 

Com a partida de Margot, as coisas já não andavam nada fáceis para Lara Jean. Mas tudo que está ruim pode piorar, certo? Yes... a caixa de chapéu sumiu e todas as cartas da Lara Jean foram enviadas. Pois é, cada garoto irá receber um papel com os sentimentos mais íntimos que Lara Jean já sentiu por ele. O que será que vai acontecer?? Claro que não vou contar, só digo que é divertido e apaixonante acompanhar essa história!😍

"Eu me pergunto como é ter tanto poder sobre alguém. Acho que não quero isso; é muita responsabilidade ter o coração de uma pessoa nas mãos."

Os personagens desse livro são incríves! A Lara Jean é tão fofa e a família dela é tão incrível que é difícil não ter vontade de entrar no livro. E as comidas? Nossa... festival de biscoitos de todos os tipos, brownies, cupcakes... eu já tava até sentindo cheiro de bolo recém saído do forno quando abria o livro haha... 

O amor e amizade entre as irmãs é cativante. A escrita é fluida e os segredos vão aparecendo aos pouquinhos, o que deixa o leitor preso e cada vez mais interessado no desfecho da história. Dos cinco amores da Lara Jean, eu torci por um deles desde o começo haha... Aliás, a gente torce por todos os personagens. É aquele tipo de livro que você quer ver todos felizes. Uma leitura leve e encantadora.
"...Ela queria cartas. Cartas de verdade, escritas à mão em papel, que ela pudesse segurar e guardar e reler sempre que desse vontade. Eram provas sólidas e tangíveis de quem alguém estava pensando nela.
Um pouco sobre o filme. Eu gostei da adaptação, apesar de parecer que a Lara Jean não ama e respeita a Margot como no livro, tem vários aspectos interessantes no filme, como por exemplo: o uso do instagram e a amizade mais acentuada da Lara Jean com o Lucas. Uma coisa que eu mudaria no livro é a cor da caixa de chapéu. Socorrooo... era para ser azul-petróleo e não verde-água ou sei lá que cor é aquela hahaha... 
Eu ainda não li o segundo livro "P.S. Ainda amo você", mas as amigas do Clube do Livro me contaram que o final do filme mistura com o início da continuação do livro. Ou seja, o filme nos dá spoilers.😕

Então é isso, pessoal! Espero que vocês tenham curtido, deixem um comentário me contando se já leram ou se querem ler. Ahhh... se já leram, contem-me qual dos crushs da Lara Jean é o preferido de vocês!

Vou ficando por aqui...

Beijos, tenham um ótimo voo e até a próxima!💖📚



A leitura de Agosto será um thriller, o livro sorteado foi "O Cemitério".
Nosso encontro acontecerá no dia 24/08, no Jardim Público de Bragança Paulista e todos vocês estão convidados.

Colabore com o blog! Entre aqui: apoia.se/voandocomlivros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo - Prisioneiro B-3087

Resumo - Labirinto dos ossos

O mistério do Capiongo - Resenha