A cinco passos de você - Resenha

Título - A cinco passos de você
Autora - Rachael Lippincott
Tradução - Amanda Moura
Gênero - Sick-Lit
Páginas - 288
Editora - Globo Alt
Ano - 2019
ISBN - 978-8525067425
Classificação - ⭐⭐⭐⭐
Sinopse - "Stella Grant gosta de estar no controle. Ela parece ser uma adolescente típica, mas em sua rotina há listas de tarefas e inúmeros remédios que ela deve tomar para controlar a fibrose cística, uma doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam. Suas prioridades são manter seus pais felizes e conseguir um transplante – e uma coisa não existe sem a outra. Mas para ganhar pulmões novos, Stella precisa seguir seu tratamento à risca e eliminar qualquer chance de infecção, o que significa que ela não pode ficar a menos que dois metros de distância – ou seis passos – de outros pacientes com a doença. O primeiro item é fácil para ela, mas o segundo pode se provar mais difícil do que ela esperava. O único controle que Will Newman deseja é o de sua própria vida. Ele não dá a mínima para o novo tratamento experimental para o qual foi selecionado e não aguenta mais a pressão de sua mãe para que melhore. Prestes a completar dezoito anos, ele mal pode esperar para finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda lhe resta para conhecer o mundo. Stella e Will são muito diferentes. Ao mesmo tempo, a doença que os une não é a única coisa que têm em comum. Eles têm que ficar a seis passos um do outro, mas, conforme a conexão entre os dois aumenta, a vontade de burlar a distância física parece insuportável. Um grande amor vale um passo roubado?"

📑"É possível amar alguém que você nunca poderá tocar?"

🌸O livro "A cinco passos de você", apesar de ter sido lançado antes, é uma novelização do filme que leva o mesmo nome. Isso mesmo, foi escrito com base no roteiro de filmagem, doidera neh! Apesar de ser um fato interessante, a leitura acabou ficando superficial e mal acabada. Não temos aquele "Q" a mais que os leitores tanto amam ao comparar livros e filmes.

🌸Stella é portadora de Fibrose Cística (FC) - uma doença incurável que causa acúmulo de muco nos pulmões e em outras áreas do corpo - o que a impede de levar uma vida normal. Ela tem 17 anos e frequenta há anos o mesmo hospital que seu melhor amigo, Poe, que também sofre com o mesmo mal.

📑"Não podemos chegar muito perto um do outro. Para quem tem fibrose cística, a infecção cruzada causada por certos tipos de bactérias acarreta um risco enorme. Um simples toque entre dois pacientes pode literalmente matar ambos." 

🌸Tudo está sob controle, Stella sabe exatamente o que fazer para continuar sobrevivendo, até que um novo paciente chega ao hospital, Will. Claro que ele tem que ser lindo e claro que eles se apaixonam. Já dá pra imaginar o sofrimento de ler esse livro, neh? Já não basta não poder abraçar seu melhor amigo, agora ela também não pode nem chegar perto de quem ama. 
Will, além de ter Fibrose Cística, também tem um agravante: B. Cepacia, o que o deixa fora da lista de transplante e o torna ainda mais contagioso e perigoso para os portadores de FC.

🌸Seis passos de distância, essa é a regra. Mas espera, não são cinco passos? Pois é, Stella rouba um passo em nome do seu amor, depois de perder tanto, ela resolve ganhar um pouco, e ganha uns centímetros para ficar mais perto de Will. Daí o nome "A cinco passos de você". Legal neh? Trágico, mas lindo.

📑"Você me faz querer uma vida que eu não posso ter."

🌸Os personagens são super fofinhos, a leitura é bem fácil. Além de aumentar a conscientização da FC, a história também aborda problemas familiares, homossexualidade, valoriza a amizade e a importância do amor.

🌸"A cinco passos de você" não carrega uma bela narrativa e também peca no desfecho, mesmo assim é emocionante. Algumas partes mexeram bastante comigo e as lágrimas rolaram sim, haha... quem nunca neh?

Já leram o livro ou assistiram ao filme? Gostaram? Se emocionaram? Deixem nos comentários quais suas impressões ou se querem conhecer mais sobre essa história.

Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 📚💖

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo - Prisioneiro B-3087

Resumo - Labirinto dos ossos

O mistério do Capiongo - Resenha