O Pequeno Príncipe - Resenha Livro e Filme



Título - O Pequeno Príncipe
Autor - Antoine de Saint-Exupéry
Tradução - Frei Betto
Editora - Geração
Páginas - 158
ISBN - 9788581303079
3ª reimpressão - Julho/2015, São Paulo
Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐💖

Sinopse (contracapa) - "Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seu valores e encontram o sentido da vida."



"O Pequeno Príncipe" é um livro infantojuvenil, mas sua história mágica comove muitos adultos. O título original é "Le petit prince", uma obra francesa que já recebeu quase 250 traduções. É o terceiro livro mais traduzido do mundo, só perde para a Bíblia e o Alcorão.
Saint-Exupéry, Exilado nos Estados Unidos, resolveu escrever à humanidade num momento trágico da história, em que milhões de pessoas eram obrigadas a usar na roupa uma estrela amarela que simbolizava um carimbo de morte. "Por que estão deturpando a pureza de uma estrela amarela? Por que estão deturpando a pureza das pessoas?" - o autor se perguntava. O livro é dedicado a Léon Werth, um judeu amigo de Saint-Exupéry, que ficara na França e fora carimbado! 

Conseguimos encontrar no mercado várias edições do livro "O Pequeno Príncipe", a edição da foto acima é conhecida como edição de luxo! É de capa dura, traz páginas com cores vibrantes por todo o livro (conforme fotos abaixo) e também apresenta um caderno com fotos e estudo sobre a vida e obra do autor. Uma verdadeira relíquia de colecionador! =D













O livro conta a história de um aviador, que quando criança fez dois desenhos: uma cobra que havia devorado um elefante vista por fora; e a mesma cobra vista por dentro. Mas foi desencorajado pelos adultos que não entendiam os seus desenhos...

"Os adultos nunca conseguem compreender nada sozinhos, e é cansativo para as crianças ter sempre que explicar as coisas para eles."

Assim, ao longo da vida, nunca mais desenhou nada... até cair em um deserto com seu avião. O aviador estava com pouca água e precisava arrumar seu avião rapidamente para voltar para casa e não morrer de sede. Então conhece um menino que usa roupas verdes e um lenço no pescoço, tem os cabelos dourados e está triste! Este é o Pequeno Príncipe, sua tristeza é causada pela falta de um amigo!

O Pequeno Príncipe pede ao aviador que lhe faça um desenho, ele quer um carneirinho para levar ao seu minúsculo planeta. O Pequeno Príncipe é muito insistente e convence o aviador a lhe fazer o desenho. Apesar da falta de prática em desenhar, a boa vontade do aviador somada a imaginação do Pequeno Príncipe tem um bom resultado e os dois ficam satisfeitos... Daí surge uma amizade, o Pequeno Príncipe conta tudo sobre seu planeta, sua rosa, seu pôr-do-sol tão adorado, os baobás, também conta sobre suas viagens aos Asteroides 325, 326, 327, 328, 329 e 330. Cada Asteroide ensina alguma lição ao Pequeno Príncipe e tudo é contado ao aviador que o ajuda absorver os ensinamentos.

Na terra, o Pequeno Príncipe conhece uma raposinha muito sábia, esta o ensina o significado de cativar, se tornam amigos e a raposa revela seu maior segredo ao Pequeno Príncipe. "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos." 

A obra é repleta de sabedorias... como por exemplo, o valor da amizade, a importância de manter acesa a chama da infância dentro de nós e sempre valorizar o que é essencial em nossas vidas.


Filme (spoiler)



Título - O Pequeno Príncipe
Direção - Mark Osborne
Lançamento no Brasil - agosto/2015
Duração - 1h50m
Música composta por - Hans Zimmer, Richard Harvey




A animação "O Pequeno Príncipe" é uma adaptação indireta do livro de Saint-Exupéry e sugere uma continuação da história original...

O filme apresenta várias críticas ao mundo moderno dos negócios e expõe alguns extremos que fazem o expectador refletir...

Uma crítica bem forte é sobre a perda da infância, onde o filme narra a história de uma mãe solteira que tenta fazer de tudo para que sua filha entre em uma escola renomada. Com a certeza de que este é o melhor caminho para a menina, a mãe traça um "plano de vida" onde a garotinha tem todos os minutos do dia ocupados apenas com tarefas que a mãe julga essenciais. E é claro que o essencial não inclui brincar e se divertir, pois o foco é o ingresso na escola de renome. A menina praticamente robotizada parece muito confortável em seu mundo cinzento, até que... conhece seu vizinho idoso e totalmente diferente de tudo que a menina já havia visto! Este vizinho é o aviador da história do Pequeno Príncipe, e ele com todas suas 'maluquices' resgata a infância da garotinha e lhe apresenta o Principezinho!

Quando a menina viaja a procura do Pequeno Príncipe para salvar seu amigo aviador, ela pousa em um Asteroide diferente de todos citados no livro. Este Asteroide é do mundo dos negócios, repleto de pessoas que mais parecem robôs, todas cumprindo sua 'função essencial'. Ao encontrar o Pequeno Príncipe, a menininha descobre que ele não é mais "pequeno", já é um adulto. Não tem espaço para crianças naquele mundo, todas são obrigadas a crescer da noite para o dia.

O Senhor Príncipe se sente um fracassado, pois já foi demitido de 370 empregos e sente que será demitido de sua última chance, pois não se acha bom o bastante para cumprir sua função de faxineiro. O Príncipe esqueceu de toda sua infância, esqueceu de seu planeta, de sua rosa, de seu pôr-do-sol... esqueceu de como era importante em seu planeta.

O homem mais poderoso deste Asteroide é o mesmo homem de negócios que aparece no livro de Saint-Exupéry, ele é o dono de todas as estrelas. Como não considera as estrelas úteis, ele as transforma em clips! Seu pensamento é "tudo deve ser transformado em algo material, só assim pode ser essencial".

O Senhor Príncipe com a ajuda da menina e da raposinha consegue resgatar suas memórias e retornar ao seu planetinha!

Felizmente, antes de partir, o avidor consegue transmitir à mãe da menina o verdadeiro sentido da vida!

O filme é lindo e emocionante, assim como o livro! Eu amei... S2

Assistam ao trailer:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo - Prisioneiro B-3087

Resumo - Labirinto dos ossos

O mistério do Capiongo - Resenha